Juízes 3

1 Eis as nações que Iahweh deixou ficar, a fim de por elas submeter Israel à prova, todos os que não tinham passado por nenhuma das guerras de Canaã
2 (isto foi unicamente para ensinamento dos descendentes dos filhos de Israel, para lhes ensinar a arte da guerra; ao menos àqueles que não a tinham conhecido antes):
3 os cinco príncipes dos filisteus e todos os cananeus, os sidônios e os heteus que habitavam as montanhas do Líbano, desde a montanha de Baal-Hermon até à entrada de Emat.
4 Eles serviram para pôr Israel à prova, para ver se guardariam os mandamentos que Iahweh tinha dado a seus pais por intermédio de Moisés.
5 E os filhos de Israel habitaram no meio dos cananeus, dos heteus, dos amorreus, dos ferezeus, dos heveus e dos jebuseus;
6 desposaram as filhas deles, deram os seus próprios filhos às filhas deles e serviram aos seus deuses. História dos Juízes

1. OTONIEL

7 Os filhos de Israel fizeram o que é mau aos olhos de Iahweh. Esqueceram a Iahweh seu Deus para servir aos baals e às aserás.
8 Então a ira de Iahweh se acendeu contra Israel, e os entregou nas mãos de Cusã-Rasataim, rei de Edom, e os filhos de Israel serviram a Cusã-Rasataim durante oito anos.
9 Os filhos de Israel clamaram a Iahweh, e Iahweh lhes suscitou um salvador que os libertou, Otoniel, filho de Cenez, irmão caçula de Caleb.
10 O espírito de Iahweh esteve sobre ele, e ele julgou Israel e saiu à guerra. Iahweh entregou nas suas mãos Cusã-Rasataim, rei de Edom, e ele triunfou sobre CusãRasataim.
11 A terra descansou por quarenta anos. Depois Otoniel, filho de Cenez, morreu.

2. AOD

12 Os filhos de Israel recomeçaram a fazer o que era mau aos olhos de Iahweh, e Iahweh fortaleceu a Eglon, rei de Moab, contra Israel, porque faziam o que era mau aos olhos de Iahweh.
13 Eglon uniu a si os filhos de Amon e Amalec, marchou contra Israel, venceu-o e tomou-lhe a cidade das Palmeiras.
14 Os filhos de Israel serviram a Eglon, rei de Moab, dezoito anos.
15 Então os filhos de Israel clamaram a Iahweh, e Iahweh lhes suscitou um salvador, Aod, filho de Gera, benjaminita, homem canhoto. Por seu intermédio os filhos de Israel enviaram o tributo a Eglon, rei de Moab.
16 Aod fez para si um punhal de dois gumes, com o comprimento de um côvado, cingiu-o debaixo da roupa, do lado direito.
17 Foi, depois, levar o tributo a Eglon, rei de Moab. Eglon era muito gordo.
18 Uma vez entregue o tributo, Aod despediu as pessoas que o trouxeram.
19 Mas ele, ao chegar aos ídolos que estão perto de Guilgal, voltou e disse: “Tenho uma mensagem secreta para ti, ó rei!” O rei disse: “Silêncio!”, e todos os que se achavam perto dele saíram.
20 Aod aproximou-se. O rei estava assentado na sala de cima, que era mais arejada, reservada só para ele. Aod lhe disse: “É uma palavra de Deus que trago para ti, ó rei!” O rei se levantou imediatamente de sua cadeira.
21 Então Aod estendeu a mão esquerda, apanhou o punhal acima da coxa direita e o cravou no ventre do rei.
22 Até mesmo o punho entrou com a lâmina, e a gordura se fechou sobre ela, porque Aod não tinha retirado o punhal do seu ventre.
23 Aod saiu pelo corredor, tendo fechado atrás de si as portas da sala de cima e trancado o ferrolho.
24 Quando ele saiu, os servidores voltaram e observaram que as portas da sala em cima estavam trancadas com o ferrolho. Disseram: “Sem dúvida ele cobre os pés no retiro da sala arejada.”
25 Esperaram muito tempo, porquanto nem sempre ele abria as portas da sala de cima. Por fim, tomaram a chave e abriram: o seu senhor jazia em terra, morto.
26 Enquanto eles ficaram esperando, Aod escapara. Alcançou os ídolos e chegou com segurança a Seira.
27 Assim que chegou, tocou a trombeta na montanha de Efraim, e os filhos de Israel desceram com ele da montanha, ele à frente.
28 E ele disse-lhes: “Segui-me, porque Iahweh entregou o vosso inimigo, Moab, nas vossas mãos.” Eles o seguiram, pois, e cortaram a passagem dos vaus do Jordão e não deixaram passar ninguém.
29 Nessa ocasião, feriram cerca de dez mil homens de Moab, todos robustos e valentes, e nenhum escapou.
30 Nesse dia, foi assim subjugado Moab pela mão de Israel, e a terra viveu em paz oitenta anos.

3. SAMGAR

31 Depois dele, veio Samgar, filho de Anat, que feriu seiscentos filisteus com uma aguilhada de bois. Ele também salvou Israel.

4. DÉBORA E BARAC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima