Juízes 2 O anjo de Iahweh anuncia desgraças a Israel

1 O Anjo de Iahweh subiu de Guilgal a Betel e disse: “Eu vos fiz subir do Egito e vos trouxe a esta terra que eu tinha prometido por juramento a vossos pais. Eu dissera: ‘Jamais quebrarei a minha aliança convosco.
2 Quanto a vós, não fareis aliança com os habitantes desta terra; antes, destruireis os seus altares.’ No entanto, não escutastes a minha voz. Por que fizestes isso?
3 Por isso eu digo: não expulsarei estes povos de diante de vós. Serão vossos opressores, e os seus deuses serão uma cilada para vós”.

4 Assim que o Anjo de Iahweh pronunciou essas palavras a todos os filhos de Israel, o povo começou a clamar e a chorar.
5 Chamaram a este lugar de Boquim, e ali ofereceram sacrifícios a Iahweh.

Segunda introdução CONSIDERAÇÕES GERAIS SOBRE O PERÍODO DOS JUÍZES

Termo da vida de Josué

6 Então Josué despediu o povo, e os filhos de Israel partiram cada qual para a sua herança, a fim de ocupar a terra.
7 O povo serviu a Iahweh durante toda a vida de Josué e toda a vida dos anciãos que sobreviveram a Josué e que conheceram todas as grandes obras que Iahweh fizera em favor de Israel.
8 Josué, filho de Nun, servo de Iahweh, morreu com a idade de cento e dez anos.
9 Foi sepultado no terreno da sua herança, em Tamnat-Hares, na montanha de Efraim, ao norte do monte Gaás.
10 E quando toda aquela geração, por seu turno, se reuniu a seus pais, sucedeu-lhe uma outra geração que não conhecia a Iahweh nem o que ele tinha feito por Israel.

Interpretação religiosa do período dos Juízes

11 Então os filhos de Israel fizeram o que era mau aos olhos de Iahweh, e serviram aos baals.
12 Deixaram a Iahweh, o Deus de seus pais, que os tinha feito sair da terra do Egito, e serviram a outros deuses dentre os dos povos ao seu redor. Prostraram-se ante eles, e irritaram a Iahweh,
13 e deixaram a Iahweh para servir a Baal e às astartes.
14 Então a ira de Iahweh se acendeu contra Israel. E os abandonou aos saqueadores que os espoliaram, e os entregou aos inimigos que os cercavam, e não puderam mais oferecer-lhes resistência.
15 Em tudo o que empreendiam, a mão de Iahweh era contra eles para lhes fazer mal, como Iahweh lhes tinha dito e como Iahweh lhes tinha jurado. E a sua aflição era extrema.
16 Então Iahweh lhes suscitou juízes que os livrassem das mãos dos que os pilhavam.
17 Mas não escutavam nem mesmo aos seus juízes, e se prostituíram a outros deuses, e se prostraram diante deles. Depressa se afastaram do caminho que seus pais haviam seguido, obedientes aos mandamentos de Iahweh, e não os imitaram.
18 Quando Iahweh lhes suscitava juízes, Iahweh estava com o juiz e os salvava das mãos dos seus inimigos enquanto vivia o juiz, porquanto Iahweh se comovia por causa dos seus gemidos perante os seus perseguidores e opressores.
19 Mas logo que morria o juiz, reincidiam e se tornavam piores do que os seus pais. Seguiam a outros deuses, serviam-nos e se prostravam diante deles, e em nada renunciavam às obras e à conduta endurecida de seus pais.

Razão da permanência das nações estrangeiras

20 A ira de Iahweh se inflamou então contra Israel e ele disse: “Porque este povo transgrediu a aliança que eu havia prescrito a seus pais e não escutou a minha voz,
21 também eu não expulsarei mais de diante dele nenhuma das nações que Josué deixou ficar quando morreu”,
22 a fim de, por meio delas, submeter Israel à prova, para ver se seguirá ou não os caminhos de Iahweh, como os seguiram seus pais.
23 Essa é a razão por que Iahweh deixou essas nações ficar e não teve pressa de as expulsar e nem as entregou nas mãos de Josué.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima