Números 25 Israel em Fegor

1 Israel estabeleceu-se em Setim. O povo se entregou à prostituição com as filhas de Moab.
2 Estas convidaram o povo para o sacrifício dos seus deuses; o povo comeu e prostrou-se diante dos seus deuses.
3 Estando Israel assim ligado com o Baal de Fegor, a ira de Iahweh se inflamou contra Israel.
4 Iahweh disse a Moisés: “Toma todos os chefes do povo. Empala-os em face do sol, para Iahweh: então a ira ardente de Iahweh se afastará de Israel.”
5 Moisés disse aos juízes de Israel: “Mate cada um aquele dos seus homens que se ligaram ao Baal de Fegor.”
6 Eis que chegou um homem dos filhos de Israel, trazendo para junto de seus irmãos esta madianita, sob os próprios olhos de Moisés e de toda a comunidade dos filhos de Israel, que choravam à entrada da Tenda da Reunião.
7 Vendo isso, Finéias, filho de Eleazar, filho de Aarão, o sacerdote, levantou-se do meio da comunidade, tomou uma lança,
8 seguiu o filho de Israel até à alcova e lá transpassou-o, pelo ventre, juntamente com a mulher. E a praga que feria os filhos de Israel cessou.
9 E morreram dentre eles vinte e quatro mil, devido à praga.
10 Iahweh falou a Moisés e disse:
11 “Finéias, filho de Eleazar, filho de Varão, o sacerdote, fez cessar a minha ira contra os filhos de Israel, porque, entre eles, foi possuído do mesmo zelo que eu, por isso, no meu zelo não destruí os filhos de Israel.
12 Por essa razão eu afirmo: Dou-lhe a minha aliança de paz.
13 Será para ele e para sua descendência depois dele uma aliança que lhe garantirá o sacerdócio perpétuo. Em recompensa do seu zelo pelo seu Deus, poderá realizar o rito de expiações pelos filhos de Israel.”
14 O filho de Israel morto (foi morto com a madianita) se chamava Zambri, filho de Saiu, príncipe de uma casa patriarcal de Simeão.
15 A mulher, a madianita que foi morta, se chamava Cozbi, filha de Sur, que era chefe de um clã, de uma casa patriarcal, em Madiã.
16 Iahweh falou a Moisés e disse:
17 “Assaltai os madianitas e ferios.
18 Pois foram eles que vos assaltaram, por seus artifícios contra vós, no caso de Fegor, e no problema de Cozbi, irmã deles, filha de um príncipe de Madiã, aquela que foi morta no dia da praga surgida devido ao problema de Fegor.

VIII. Novas disposições

O recenseamento —

19 Depois dessa praga,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima