- 1 Beseleel, Ooliab e todos os homens de coração sábio, nos quais Iahweh havia depositado sabedoria e entendimento para executar com perícia toda espécie de trabalhos para o culto do santuário, farão tudo de acordo com o que Iahweh ordenou.”
A entrega da coleta
- 2 Moisés chamou, pois, a Beseleel e Ooliab e todos os homens hábeis aos quais Iahweh havia dado sabedoria, a todos cujo coração os impelia a entregar-se à realização de algum trabalho.
- 3 Eles receberam, na presença de Moisés, todas as oferendas que os filhos de Israel haviam trazido para a realização das obras do culto do santuário. Contudo, os filhos de Israel continuavam trazendo espontaneamente suas ofertas todas as manhãs.
- 4 Todos os peritos que realizavam os trabalhos do santuário, interrompendo cada um a tarefa que estava fazendo, vieram
- 5 e disseram a Moisés: “O povo traz muito mais que o necessário para realizar a obra que Iahweh ordenou que se fizesse.”
- 6 Então ordenou Moisés, e a sua ordem foi proclamada no acampamento, dizendo: “Nenhum homem ou mulher faça mais obra alguma para a oferta do santuário.” Assim o povo foi proibido de trazer mais.
- 7 Pois já havia material suficiente para realizar todas as obras e ainda sobrava.
A Habitação
- 8 Os artistas mais habilidosos, dentre todos os que trabalhavam na obra, fizeram a Habitação. Ele fez uma obra de arte com dez cortinas de linho fino retorcido, púrpura violeta, púrpura escarlate e carmesim, com figuras de querubins.
- 9 O comprimento de cada cortina era de vinte e oito côvados, e a largura de quatro côvados; uma única medida para todas.
- 10 Cinco cortinas eram ligadas uma à outra; e as outras cinco eram também ligadas uma à outra.
- 11 Fez laçadas de púrpura violeta na franja da primeira cortina, que estava na extremidade do conjunto. Fez o mesmo na franja da cortina que terminava o segundo conjunto.
- 12 Fez cinqüenta laçadas na primeira cortina e cinqüenta laçadas na extremidade da cortina do segundo conjunto, correspondendo as laçadas entre si.
- 13 Fez também cinqüenta colchetes de ouro, com os quais prendeu as cortinas uma à outra, de modo que a Habitação formava um todo.
- 14 Fez cortinas de pêlo de cabra, à maneira de tenda sobre a Habitação, em número de onze.
- 15 O comprimento de cada cortina era de trinta côvados, e a largura de quatro côvados; as onze cortinas eram de igual medida.
- 16 Ajuntou à parte cinco cortinas entre si, e de igual modo as seis restantes.
- 17 E fez cinqüenta laçadas na franja da cortina que terminava o primeiro conjunto, e cinqüenta na franja do segundo conjunto.
- 18 Fez também cinqüenta colchetes de bronze para ajuntar a tenda, para que formasse um todo.
- 19 Fez também, para a tenda, uma cobertura de peles de carneiro tingidas de vermelho, e outra de couro fino.
A armação
- 20 Fez para a Habitação tábuas de madeira de acácia, para colocá-las em posição vertical.
- 21 Cada tábua tinha dez côvados de comprimento, e um côvado e meio de largura.
- 22 Cada tábua tinha dois encaixes travados um com o outro. Assim fez com as tábuas da Habitação.
- 23 Ele fez as tábuas para a Habitação: vinte tábuas para o lado do Negueb, para o sul.
- 24 Fez também quarenta bases de prata para as vinte tábuas: duas bases debaixo de uma tábua, para os seus dois encaixes, e duas bases debaixo da outra tábua, para os seus dois encaixes.
- 25 Fez, para o segundo lado da Habitação, para o norte, vinte tábuas e quarenta bases de prata:
- 26 duas bases debaixo de uma tábua e duas bases debaixo da outra tábua.
- 27 Para o fundo da Habitação, para o oeste, fez seis tábuas.
- 28 Fez também duas tábuas para os cantos do fundo da Habitação.
- 29 Eram geminadas na parte inferior e assim permaneciam até o cimo, à altura da primeira argola. Assim se fez com as duas tábuas nos dois cantos.
- 30 Havia oito tábuas com as suas dezesseis bases de prata, duas bases para cada tábua.
- 31 Fez também travessas de madeira de acácia,
- 32 cinco para as tábuas do primeiro lado da Habitação, cinco para as tábuas do segundo lado da Habitação e cinco para as tábuas do fundo da Habitação, do lado do mar.
- 33 Fez a travessa do meio para ajuntar as tábuas à meia altura, de uma extremidade à outra.
- 34 Cobriu de ouro as tábuas, e de ouro fez as suas argolas, pelas quais passavam as travessas; e cobriu de ouro também as travessas.
A cortina
- 35 Fez a cortina de púrpura violeta, púrpura escarlate, carmesim e linho fino retorcido. Fê-la bordada com figuras de querubins.
- 36 Fez para ela quatro colunas de acácia, que cobriu de ouro; os seus colchetes eram de ouro, e fundiu para elas quatro bases de prata.
- 37 Fez também para a entrada da Tenda um véu bordado de púrpura violeta, púrpura escarlate, carmesim e linho fino retorcido,
- 38 com as suas cinco colunas e respectivos colchetes; e cobriu de ouro os seus capitéis e as suas molduras. As suas cinco bases eram de bronze.